EA reestrutura Codemasters e encerra jogos de rally


Nova Direção Prioriza Menos Franquias, Mas Com Maior Alcance

A Electronic Arts (EA) está reformulando sua estrutura interna e, como parte desse movimento, pode demitir cerca de 400 funcionários, muitos deles da Codemasters. A medida vem acompanhada do fechamento de um dos escritórios do estúdio britânico, conhecido por desenvolver franquias de corrida como DiRT, GRID e F1.

Com essa nova estratégia, a EA quer focar seus investimentos em menos franquias, porém mais fortes. Portanto, títulos com apelo limitado ou retorno modesto não terão mais prioridade. Essa decisão marca uma mudança clara no posicionamento da empresa, que passa a concentrar esforços em jogos de maior impacto no mercado global.


Jogos de Rally Ficam Para Trás

Embora a Codemasters tenha construído uma reputação sólida com jogos de rally, a EA decidiu encerrar o suporte a esse segmento. Agora, o estúdio vai concentrar todos os seus recursos na franquia F1, que continua apresentando bons resultados comerciais.

Além disso, o contrato com o World Rally Championship não será renovado, o que significa o fim de uma era para os fãs do gênero. Consequentemente, jogadores que aguardavam novidades no universo off-road terão que buscar outras alternativas no mercado.


Outros Estúdios Também Sentem os Efeitos

Enquanto a Codemasters enfrenta cortes, outros estúdios dentro da EA também passaram por mudanças semelhantes. A empresa cancelou projetos, reduziu equipes e ajustou seu foco de produção. Por exemplo, iniciativas que estavam em fases iniciais de desenvolvimento foram interrompidas para liberar recursos aos títulos com maior retorno.

Por outro lado, franquias como The Sims, Battlefield e Apex Legends continuam recebendo atenção redobrada. Com isso, a EA demonstra que pretende reduzir riscos ao investir em marcas já consolidadas.


EA: Um Caminho Mais Focado, Mas Também Mais Restrito

Embora a decisão traga um novo foco, ela também limita a diversidade criativa dentro da empresa. Muitos jogadores consideravam os jogos da Codemasters essenciais para o gênero de corrida, especialmente no rally.

No entanto, a EA acredita que essa reestruturação permitirá avanços mais consistentes. Ao priorizar projetos com maior apelo, a empresa espera alcançar uma performance mais estável e responder de forma mais ágil às expectativas do público.

Em resumo, a EA segue apostando em um portfólio mais enxuto, mas estrategicamente direcionado — ainda que isso custe empregos e o fim de franquias queridas por muitos fãs.

Imagem: Electronic Arts/Divulgação

Fonte: Insider Gaming

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

procurar posts

Buscar por título

Buscar por categoria

Análises Artigos eSports Hub Notícias